Dicas de como economizar com o seu carro

Ter um carro próprio é o sonho de muita gente mas, pode se tornar um pesadelo com gastos inesperados que acabam desequilibrando todo o orçamento. Mas, não se desespere, nesse artigo você encontrará algumas dicas de como controlar seus gastos com seu carro e evitar muitos problemas.

Analise e controle o orçamento do seu carro

Para organizar suas despesas com seu veículo, o primeiro passo é ficar a par do valor exato que você gasta mensalmente com seu carro. Por isso, comece a registrar todos as suas despesas, seja no bloco de notas de seu smartphone, aplicativo ou até mesmo em uma folha de papel, anote cada abastecimento feito, cada estacionamento pago, manutenções realizadas, troca de peças, parcela de seguro, multas, etc.

Após 30 dias anotando todas despesas gastas com seu carro, você poderá visualizar exatamente, o quanto gasta com seu veículo. A partir daí, você poderá identificar quais desses gastos são desnecessários e cortá-los.

Corte gastos com estacionamento

É verdade que as vezes é inevitável pagar estacionamento. Mas, em muitas outras, você pode optar por estacionamentos mais baratos ou até mesmo gratuitos. A dica é pesquisar por estacionamentos próximos ao local que deseja ir e, perguntar sempre se existe algum estacionamento parceiro, muitas empresas e clínicas possuem parceria com as empresas de estacionamento e sua visita pode sair de graça. Caso, essa parceria não exista, opte por estacionamentos próximos que sejam mais em conta, você só precisará chegar uns 5 minutinhos mais cedo e dar alguns passos a mais.

Pesquise antes de abastecer

Use a tecnologia ao seu favor. Hoje já existem alguns aplicativos que ajudam a encontrar postos com preços mais em conta, como o Waze. A base de dados do Waze é alimentada pelos próprios usuários que ganham pontos no aplicativo ao sinalizarem quais os postos têm gasolina comum, aditivada, etanol e diesel, fornecendo o preço por litro de cada um deles.

Para ter acesso, basta baixar o aplicativo em seu smartphone e ao inserir seu destino, adicionar uma parada e clicar no ícone do posto de gasolina. O aplicativo irá abrir uma lista com todos os postos em sua rota e ao tocar no ícone de algum posto, os valores ficarão disponíveis. Outro caminho para ter acesso aos preços no aplicativo Waze é ir no ícone “Alertas”, durante uma rota, e depois em “Preços’.

Economize combustível

É bastante comum as pessoas acumularem objetos dentro do carro, isso por conta da rotina corrida de trabalho, compromissos pessoais, entre outros. É importante que você sempre retire do carro o que não irá mais usar, quanto mais peso existe dentro do carro, mais combustível ele gasta para se locomover. O ideal é que você sempre retire o que não irá usar.

Outra dica é utilizar os aplicativos de mapa para ir aos lugares, principalmente nos que ainda não conhece. Pesquise, escolha a melhor rota e já saiba onde irá estacionar. Não perca tempo, nem gaste gasolina rodando várias vezes em busca de uma vaga ou do próprio endereço.

Opte por outros meios de transporte

Ter um carro pode sinônimo de comodidade e conforto. Mas, nem sempre ele é a melhor opção. Existem lugares que são super difíceis de conseguir uma vaga de estacionamento ou até mesmo, os estacionamentos próximos são bem caros e acaba saindo mais em conta usar outro meio de transporte para chegar. Não tenha vergonha, se possível, sempre pergunte como são as condições do local, se existe estacionamento perto, se é de fácil acesso, qual a melhor opção para chegar (carro, ônibus, metrô, taxi, uber…)Muitas vezes o acesso de transporte público é muito mais fácil e isso irá te ajudar a economizar tempo de dinheiro.

Mantenha a documentação em dia

as despesas com um carro vão além do pagamento da parcela, seguro, combustível e estacionamento, você precisará pagar anualmente os impostos; IPVA, DPVAT e licenciamento, para receber a documentação do veículo.

Estar em dia com o pagamento desses impostos é fundamental para evitar problemas burocráticos e despesas extras com o pagamento de multas para regularização.

Além disso, você deve ficar atento as leis de trânsito e as sinalizações por onde circula a fim de evitar sofrer multas.

Mantenha a manutenção do carro em dia

Sempre faça as manutenções e revisões do seu carro no prazo estabelecido pela montadora do veículo e sempre leve seu veículo em oficinais confiáveis, com profissionais competentes. Estar com a manutenção do carro em dia ajuda a ele funcionar melhor, consumindo menos combustível, sofrendo menos desgastes das peças e evita muitos problemas.

Crie uma reserva de emergência

Imprevistos acontecem e você deve estar preparado. Não ter uma reserva de emergência, pode desequilibrar todo o seu orçamento por um longo período. Mesmo pagando um seguro, coisa que você nunca deve deixar de pagar, muitas vezes, consertar o carro em uma oficina particular sai muito mais barato do que pagar a franquia. Por isso, se você ainda não tem, comece hoje mesmo a construir sua reserva de emergência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *